BABYBIRD

BABYBIRD

Babybird é uma banda britânica formada em 1995. A banda é liderada por Stephen Jones, que também tem álbuns solos lançados usando seu próprio nome.

Jones começou a escrever canções e gravar demos caserias como parte de um grupo de teatro experimental em Sheffield. Uma coleção dessas demos, I Was Born a Man, foi lançada em julho de 1995, sob o nome de Babybird. Ele recrutou uma banda composta por Huw Chadbourn (teclados), Robert Gregory (percussão), John Pedder (baixo) e Luke Scott (guitarra), a fim de fazer uma tour para promover seu trabalho.

Durante 1995, mais dois álbuns demos foram lançados sob o nome de Babybird (Bad Shave e Fatherhood) e mais dois em 1996 (The Happiest Man Alive e Dying Happy). Babybird assinaram com a Echo Records (uma divisão da Chysalis Group), e o primeiro single autêntico, a banda completa gravou "Goodnight", que havia aparecido na demo Fatherhood, foi lançada em julho de 1996, se tornando um pequeno hit nos charts britânicos (UK Singles Chart). O segundo single do grupo, "You're Gorgeous", alcançou o terceiro lugar no Reino Unido em Outubro de 1996, e foi um dos maiores sucessos de venda naquele ano, entrando nos charts ao redor do mundo.

Contudo, foi apresentada ao público uma face mais comercial comparada aos trabalhos anteriores de Stephen Jones, assim como em comparação ao resto do material do álbum Ugly Beautiful. O álbum ainda teve mais dois hits "Candy Girl" e "Cornershop". Babybird voltou, sem o tecladista Huw Chadbourn, em 1998 com There's Something Going On, seguido do single "Bad Old Man". O álbum teve um sucesso modesto e foi seguido de hits menores, "If You'll Be Mine" e "Back Together".

Em 2000, um line-up formato por Jones, Scott e Matt Hay criou o terceiro álbum. Bugged. As vendas foram pobres e os dois singles dele, "The F-Word" (mais tarde seria o tema de Gordon Ramsay's, programa britânico de culinária de mesmo nome) e "Out of Sight", mal entraram nos charts. Babybird deixaram sua gravadora logo depois. Um terceiro single do album "Fireflies" / "Getaway" foi lançado pela Animal Noise, mas vendeu poucas cópias. A banda consequentemente se separou.

Jones passou a escrever ficção, lançou seu trabalho solo e trilha de filme, Blessed, em 2004. Em Outubro de 2005, uma nota no site da banda anunciava que a banda havia reformado como um trio sendo eles Jones, Scott e Robert Gregory. Um álbum, Between My Ears There Is Nothing But Music, foi lançado em 25 de Setembro de 2006.

Em Agosto de 2009, foi anunciado que a banda sairia em turnê para quatro shows em Novembro para promover o álbum Ex-Maniac, que seria lançado em Fevereiro de 2010. O line-up consistia em Jones, Scott e Gregory, com aparição de um fã de longa data Johnny Depp na faixa Unloveable. Depp também dirigiu o video da música em 2009. Babybird lançou sua comunidade online oficial, com clipes do próximo álbum.

Discografia

Álbuns
I Was Born a Man (Babybird Recordings, 1995)
Bad Shave (Babybird Recordings, 1995)
Fatherhoood (Babybird Recordings, 1996)
The Happiest Man Alive (Babybird Recordings, 1996)
Dying Happy (Babybird Recordings, 1996)
Ugly Beautiful (Echo Records, October 1996) #9 UK
There's Something Going On (Echo Records, August 1998) #28 UK
Bugged (Echo Records, June 2000
Best of Babybird (Echo Records, February 2004)
Between My Ears There Is Nothing But Music (Babybird Recordings, September 2006)
Ex-Maniac (Unison Music, 2010)
The Pleasures of Self Destruction (Unison Music, October 2011)