ARETHA FRANKLIN

ARETHA FRANKLIN

Aretha Louise Franklin (Memphis, 25 de março de 1942-Detroit, 16 de agosto de 2018, Detroit) era uma cantora norte-americana de gospel, R&B e soul que virou ícone da música negra. É considerada a maior cantora de todos os tempos pela revista Rolling Stone e pela mesma, foi eleita a 9ª maior artista da música de todos os tempos.

Nascida em Memphis, criada em Detroit, Michigan, filha de um pastor com uma cantora gospel. Em 1960, Aretha viajou para Nova York para ter aulas de técnica vocal e de dança. Neste momento, ela começou a gravar demos e as enviar para gravadoras. Depois de um tempo Aretha Franklin começou a ser considerada um prodígio, e no mesmo ano ela assinou contrato com a Columbia Records, sob a direção de John Hammond, no mesmo ano.

Seu primeiro álbum foi lançado em janeiro de 1961. O rótulo teve seu registro principalmente no jazz e com influências da música pop, na esperança de sucesso com esse formato de música - assim como Billie Holliday-, como demonstrado no álbum “Inesquecível: A Tribute to Dinah Washington” (1964), em que Aretha presta homenagem a um de seus grande ídolos,Dinah Washington.

Aretha tornou-se a primeira mulher a fazer parte do Rock & Roll Hall of Fame em 3 de janeiro de 1987. Muitos chamam Aretha de "Rainha do Soul" ou "Dama do Soul". Ela é reconhecida por suas habilidades na música soul e R&B, mas também é uma adepta de jazz, rock, blues, pop e até mesmo ópera. Ela é a segunda cantora a possuir mais prêmios Grammy na história, atrás apenas de Alison Krauss. Aretha possui dezoito prêmios competitivos e três honorários. O estado de Michigan declarou a voz de Franklin como sendo uma maravilha natural. Aretha Franklin lançou 42 álbuns, ganhou 22 prêmios Grammys , além de 5 filmes.