AQUA

AQUA

Tomando de assalto a música internacional em 1997, o grupo dinamarquês de pop music, Aqua, chamou a atenção quando foi processado pela gigantesca Mattel por usarem seus bonecos como inspiração para o clipe de ´Barbie Girl´, até hoje seu maior sucesso.

Criado em 1989 quando Claus Norreen e Søren Rasted, ambos tecladistas e programadores de bateria eletrônica, começaram a trabalhar na trilha sonora do filme dinamarquês Fraekke Frida. Neste mesmo período conheceram René Dif, vocalista, que apresentou à dupla a cantora norueguesa Lene Grawford Nystrøm. O quarteto formou o grupo Joyspeed que fez um pequeno sucesso com o single ´Itzy bitzy´, que entrou nas paradas musicais da Suécia durante uma única semana.

Desapontados, o grupo resolveu se reinventar e criou o Aqua - nome que, de acordo com a banda, veio de um pôster que mostrava um aquário em uma sala. Com o novo nome assinam contrato com a Universal Music da Dinamarca e lançam seu primeiro single, ´Roses Are Red´ em setembro de 1996. A canção ficou nas paradas daquele país por dois meses e chegou a ganhar disco de platina pelas vendas. Na seqüência lançam ´My Oh My´ e fevereiro de 1997. O single ganhou disco de ouro apenas seis dias depois do seu lançamento, se tornando o single de vendagem mais rápida da Dinamarca e abrindo o caminho para a banda ser apresentada ao mundo.

Aí nasce ´Barbie Girl´, primeiro single do álbum Aquarium, lançado em setembro de 1997, transformando o single em sucesso mundial. A canção tornou-se um grande hit na Europa e América do Norte, aqui no Brasil também, mas o grupo nunca mais conseguiu repetir o sucesso.

No ano seguinte é lançado um disco com remixes, chamado Bubble Mix, ainda tentando se agarrar ao sucesso de ´Barbie Girl´. Em 1999, por incrível que pareça, mais um álbum com remixes do primeiro trabalho do Aqua é lançado e apenas em 2000 a banda volta com um disco com canções inéditas.

Aquarius, o segundo disco do Aqua, foi um verdadeiro fiasco de vendas, apesar de ter recebido críticas positivas por parte da mídia. O álbum, mesmo não tendo um novo single como "Barbie Girl", trazia um grupo mais maduro, mas ainda dançante. Algumas canções como a balada ´We Belong To The Sea´, ´Freaky Friday´, uma paródia às canções country e ´Back From Mars´ ainda ganharam um certo destaque na Europa, mas o trabalho foi totalmente ignorado nos Estados Unidos, mas pelo menos pudemos ouvir a voz, sem efeitos, de Lene Grawford Nystrøm.

Logo depois do lançamento, o grupo se separa por problemas internos.

A banda que se separou em 2001 reuniu-se novamente e lançou em junho de 2009 um CD com seus maiores sucessos e 3 novas músicas. Seu primeiro single, Back To The 80's, estreiou em primeiro lugar nas paradas dinamarquesas e em oitavo lugar nas paradas norueguesas. Em outubro de 2011, a banda irá lançar seu terceiro e tão aguardado álbum de estúdio, Megalomania. "How R U Doin?" é o nome do primeiro single do novo álbum e foi lançada em 14 de março de 2011. Em junho, durante sua turnê de verão, a banda apresentou ao público mais cinco novas faixas: "Fuck me like a robot", "Come and get it", "Dirty Popsong", "Viva Las Vegas" e "Party Patrol".

É estimado que a banda tenha vendido cerca de 28 milhões de cds em todo o mundo.


Por Valdir Antonelli
Editado e atualizado por Kevin Saltarelli