ANDRA DAY

ANDRA DAY

Andra Day, nome artístico de Cassandra Monique Batie (Spokane, Washington - Estados Unidos, 30 de dezembro de 1984), é uma cantora e compositora americana, de R&B, jazz, blues, disco e pop que lançou um álbum e dois singles. Day iniciou sua carreira no meio musical em 2012. Seu álbum de estreia, Cheers to the Fall, foi lançado em 28 de agosto de 2015 e foi indicado ao Grammy Awards na categoria "Melhor Álbum R&B". O álbum foi produzido por Adrian Gurvitz e Raphael Saadiq, e contou com Questlove, James Poyser dos The Roots, DJ Jazzy Jeff e The Dap-Kings of Sharon Jones & os Dap-Kings. Spike Lee dirigiu o vídeo para o primeiro single do álbum, "Forever Mine", depois de ouvir Day apresentar-se no Sundance Film Festival. Day apresentou seu segundo single, "Rise Up" em 2015 no BET Awards. A faixa foi indicada a 58° edição do Grammy Awards 2015, onde concorria na categoria "Melhor R&B Performance".

Andra Day frequentou a Escola da Creative and Performing Arts (SCPA) em San Diego, Califórnia, onde ela se formou em Performance Vocal. Ela tem sido destaque em uma série de vídeos que foi ao ar na CBS news.com, Vans.com e GlobalGrind.com, entre outros. Em 5 de outubro de 2012, Day lançou um cover de Jessie J da canção "Mamma Knows Best", que alcançou a posição #2 nas paradas YouTube Music e #24 que resultaram em sua assinatura com a Warner Bros Records.

Ela é destaque na trilha sonora do documentário original da Netflix, "What Happened, Miss Simone?". Ela também foi destaque na revista Rolling Stone "10 Novos Artistas Que Você Precisa Conhecer" em julho de 2015. NPR Katie Presley elogiou a cantora, dizendo que era "confiante inabalável de Eartha Kitt, segure esforço de Amy Winehouse do jazz clássico, o acesso de Billie Holiday às matérias emoção e gama e pop sensibilidade de Adele."

Day apresentou-se em 2015 na Cerimônia de Encerramento do Special Olympics World Games, ao lado de Carly Rae Jepsen e Of A Revolution (O.A.R.). Day abriu as datas de Agosto e Setembro da turnê de Lenny Kravitz em 2015. Ela também se apresentou nas concessões 365 Black Awards, e apresentou seu single "Rise Up" no Good Morning America, da ABC em 27 de agosto de 2015. Em novembro de 2015, Day e Stevie Wonder foram destaque em um comercial da Apple com temas natalinos, executando a música de Wonder "Someday at Christmas".