AMANDA MARSHALL

AMANDA MARSHALL

Marshall estudou música extensiva na infância, incluindo a Royal Conservatory of Music em Toronto. Enquanto se apresentava no bar Queen Street West na sua adolescência, ela conheceu o guitarrista Jeff Healey, que foi hipnotizado pela voz da garota e a levou em turnê.
Então lhe foi oferecido um contrato com a Columbia Records em 1991, mas decidiu esperar alguns anos antes de lançar seu álbum debut.

Amanda cresceu em Toronto em uma família bi racial, de pai Caucasiano e mãe Caribeana-Canadense. Em muitas de suas canções, Marshall reflete sua identidade racial "como uma mulher que aparenta ser branca mas também é metade negra"

Em 1995, Marshall assinou com a Sony Records, e lançou seu álbum debut intitulado "Amanda Marshall" no mesmo ano. O álbum foi um sucesso no Canadá, produzindo uma grande distribuição e ficando no topo dos 40 hits mais tocados com seis canções -- "Let It Rain," "Beautiful Goodbye," "Dark Horse," "Fall From Grace," "Sitting on Top of the World," e "Birmingham," que também foi seu grande hit internacional.

Em 1997, sua canção "I'll be okay" foi incluída na trilha sonora do filme "O casamento do meu melhor amigo".

Em 1999, ela lançou um álbum que sucedeu o primeiro em perfeição, "Tuesday's Child". seguindo com garra os passos do seu debut em uma mistura de músicas pop e baladas, caracterizando sua poderosa voz. Sua canção "Ride" deste álbum foi colocada na trilha do filme "Virando o Jogo". Outro single do álbum, "Believe In You," tocou num episódio da série " O toque de um anjo", enquanto Richie Sambora guitarrista da banda Bon Jovi foi convidado para a faixa "Why Don't You Love Me."

Em 2001, ela apresentou seu terceiro álbum, "Everybody's Got a Story". Que marcou uma mudança de estilo e som de Marshall, com uma influência de R&B. Neste terceiro projeto ela trabalhou com Peter Asher e Billy Mann.

Em 2003, ela lançou um álbum de grandes hits de sua carreira intitulado "Intermission".

Em 2007 um dos finalistas do programa de Ídolos Canadenses regravou a canção "I Believe In You" e a venda dos downloads arrecadaram fundos para a casa "Ronald McDonald House" com caridades por todo o Canadá.