ALEXIA

ALEXIA

Alexia, nome artístico da cantora Alessia Aquilani, nascida em La Spezia (Itália). Começou a cantar aos quatro anos de idade em sua cidade natal. Aos sete passou a estudar canto e piano. Em seguida adicionou a dança aos estudos e continuou fazendo shows. Ao deixar a escola cantou com alguns grupos profissionais, atuando em várias discotecas. E no final dos anos 80 ingressou no selo Euroenergy - um sub-label da DiscoMagic. Nesta época lançou algumas faixas com diferentes apelidos, como: Alexia Cooper, Alexia Haslip e Lita Beck.

Em 1990 foi contratada pela DWA Records - do produtor Roberto Zanetti aka. Robyx - e passou a fazer muito sucesso no circuito da Dance Music. Entre 1992 e 1994, Alexia estava envolvida em vários projetos, com participações em músicas do Double You, Fourteen 14, DiGiLove, Due, Cybernetica, Galactica, Gray Neve e Black Think. No mesmo período, passou a cantar com Ice MC e sua voz clara e bonita tomou conta das rádios e pistas de dança em todo o mundo. A partir daí vieram as turnês e os megahits: “It’s a rainy day”, “Think about the way”, “Russian roulett” e “Run fa cover”.

Em agosto de 1995 iniciou a carreira solo com o single “Me & You”, quando dividiu os vocais com William Naraine do Double You. A música rapidamente alcançou a primeira posição nas paradas da Itália e Espanha. Então veio uma nova sequência de hits: Summer is crazy (1996), Number one (1996), Uh, la la la (1997) e outras faixas do seu primeiro álbum, Fan Club (1997), que vendeu mais de 600 mil cópias e foi premiado com muitos discos de ouro e platina. Sempre cantando em inglês e italiano Alexia tornou-se um verdadeiro ícone da Dance Music!

Já em 1998 ela lançou o segundo disco, “The Party”, que repetiu o sucesso e vendeu mais de 500.000 cópias. Três faixas deste trabalho se destacaram e foram lançadas separadamente (single tracks): Gimme love, The music I like e Keep on movin. Durante o verão de 1998 Alexia dominou o cenário musical na Europa e ocupou as paradas de sucesso mais do que qualquer outro artista da Dance Music. Neste mesmo ano ela assinou um contrato mundial com a Sony Music.

Seu terceiro álbum, “Happy”, chegou com tudo no verão de 1999 e foi lançado simultâneamente na Europa, Ásia e EUA. Este trabalho causou surpresa em todos, pois cada uma das doze canções passeavam por diferentes estilos musicais: Dance Music, R&B, Pop e baladas românticas. No ano seguinte (2000), após lançar a premiada compilação “The Hits”, que incluiu seus maiores sucessos, Alexia anunciou que gostaria de experimentar diferentes estilos musicais.

Adotou um estilo mais Pop, com variações de Synth Pop, Rock, Disco, Blues e R&B. Desde então, já lançou diversos álbuns: Mad for Music ‎(2001), Alexia (2002), IL cuore a­ modo mio (2003), Gli occhi grandi della luna (2004), D­a Grande (2005), Ale (2008), Ale & C (2009), Stars (2010) e o mais recente iCanzonissime ‎(2013). Outras informações, agenda e fotos podem ser encontradas em sua página: http://www.alexiaofficial.com