AALIYAH

AALIYAH

Aaliyah Dana Haughton (Brooklyn, Nova York, Estados Unidos, 16 de Janeiro de 1979 - Marsh Harbour, Bahamas, 25 de Agosto de 2001) foi uma famosa cantora de R&B, compositora, produtora, atriz, dançarina e modelo. Ao todo, incluindo seus álbuns póstumos, vendeu mais de 44 milhões pelo mundo, sendo 9 milhões só nos Estados Unidos.

Apesar da vida curta, marcou o mundo da música se tornado a eterna princesa do R&B. Seus fãs nunca irão esquecer a mulher de personalidade forte, sorriso cativante, a atriz que brilhou nas telas de cinema, a cantora que ajudou a definir o que o R&B é hoje. Para sempre nossa BabyGirl.

Passou sua infância em Detroit, tendo desde cedo um contato especial com os bastidores do entretenimento, ou não fosse a sua mãe uma cantora e um tio seu casado com Gladys Knight. Inclusive, aos 11 anos de idade, apareceu em concerto com Knight em Las Vegas durante 5 noites. Foi em Detroit, mais concretamente na Detroit's Performing Arts High School, que se diplomou em dança. O marido de Gladys, um advogado do meio artístico, conseguiu um encontro do cantor R. Kelly com ela.

Com apenas 15 anos tinha lançado seu primeiro álbum, chamado Age Ain't Nothing But A Number (1994), e dois singles com considerável êxito (ambos no Top 10 da Billboard): Back And Forth e At Your Best (You Are Love), este último um cover dos Isley Brothers. O seu álbum de estréia tranformou-se num disco multi-platina e iniciou uma turnê que passou, além dos Estados Unidos, pela Europa, Japão e África do Sul. Mas no final desse ano, a imprensa estava mais interessada na controvérsia gerada com o seu casamento (dada a sua tenra idade) com o seu produtor R. Kelly (com 27 anos).

Em 1996, surge o segundo álbum One In A Million, tendo colaborações na produção de estrelas em ascendência, como Timbaland ou Missy Misdemeneanor Elliot, o disco vende dois milhões de cópias. Com canções como One In A Million e If Your Girl Only Knew que atingiram o topo da Billboard Hot 100 R&B e aparições em videoclipes de artistas já consagrados como Notorious B.I.G, Aaliyah apontava a direção a seguir pelo hip-hop minimalista do final dos anos 90: mais um sucesso.

No final da década, irrompeu na indústria cinematográfica, com o filme Romeo Must Die (2000), de Andrzej Bartkowiak, e com Jet Li, em que interpretava a personagem Trish O'Day. Interpretou ainda a personagem principal Queen Akasha no filme Queen of the Damned (somente lançado em 2002), baseado no livro homônimo de Anne Rice, e assinou um contrato para aparecer nas duas seqüências de The Matrix.

Seu terceiro álbum, Aaliyah, lançado em 2001, conta com participações especiais de Timbaland e de Static (dos Playa). O álbum chegou a estar em #1 na Billboard 200 (EUA), e em #2 no Top R&B/Hip-Hop Albums. Composto por 15 temas de R&B contemporâneos e urbanos, teve 4 edições diferentes. A denominada versão australiana -- mais difundida internacionalmente -- é apresentada como um álbum com uma faixa bónus. Apesar da faixa em causa existir -- a canção Try Again --, ela substitui o tema Messed Up presente na edição corrente. A edição 2004 do álbum, mantém o alinhamento da edição australiana, adicionando-lhe três faixas bónus e conteúdo CD-ROM. A edição com DVD apresenta quatro videoclips, além de uma introdução e cenas de bastidores.

Apenas um mês depois do lançamento de seu terceiro álbum, em 25 de Agosto de 2001, faleceu num acidente de avião privado, ao retornar da filmagem do vídeo Rock The Boat nas Bahamas (Marsh Harbour, Abaco Island). No seu funeral, 22 pombas brancas foram lançadas das escadas da igreja, uma por cada ano de vida e é lançado um videoclipe, Miss You, onde artistas como DMX, Missy Elliott, Lil' Kim, Timbaland, Ananda Lewis, La La e Jamie Foxx participaram.