O cantor, compositor e ator Jorge Mário da Silva, o Seu Jorge, nasceu em 8 de junho de 1970, em Belford Roxo, Baixada Fluminense (Rio de Janeiro, Brasil). Primogênito de quatro filhos, Seu Jorge teve uma infância tranqüila, freqüentando a escola e ajudando a mãe a tomar conta dos irmãos. Começou a trabalhar com apenas dez anos de idade em uma borracharia, primeira de várias ocupações como contínuo, marceneiro e office-boy, entre outras. As variadas profissões nunca ofuscaram o seu verdadeiro desejo de se tornar músico. Desde adolescente, freqüentava as rodas de samba cariocas acompanhando o pai e os bailes funks da periferia, e cedo começou a se profissionalizar cantando na noite.
Foi aí que a morte de seu irmão Vitório em uma chacina levou a família à desestruturação, e Seu Jorge acabou virando sem-teto por cerca de três anos. A nova virada se deu quando o clarinetista Paulo Moura o convidou para fazer um teste para um musical de teatro. Foi aprovado e acabou participando de mais de 20 espetáculos com o Teatro da Universidade do Rio de Janeiro, como cantor e ator.
Participou depois da formação da banda Farofa Carioca, que lançou seu primeiro CD em 1998 com uma competente mistura da ritmos negros de várias partes do mundo, como samba, reggae, jongo, funk e rap. A partir daí, Seu Jorge tem sua carreira engrenada e passa a participar de vários projetos, como um disco de tributo a Tim Maia e a participação em estúdio e na turnê da banda brasileira Planet Hemp, em 2000.
Seu Jorge é primo do sambista Dudu Nobre. O apelido, ele ganhou do amigo Marcelo Yuka.
Discografia
Álbuns Solo
Samba Esporte Fino (2001)
Cru (2004)
América Brasil: O Disco (2007)
The Life Aquatic with Steve Zissou, Studio Sessions, Featuring: Seu Jorge (2003)
Músicas Para Churrasco - Vol. 1 (2011)
DVD
MTV Apresenta Seu Jorge (2004)
Ana & Jorge: ao Vivo com Ana Carolina (2005)
Seu Jorge - Live at Montreux 2005 (2006)
Participações
Moro no Brasil, com Farofa Carioca (1997)
Tributo a Tim Maia (1999)
Casa do Samba 3 (1999)
A Invasão do Sagaz Homem Fumaça, de Planet Hemp (2000)
Swing & Samba-Rock, de Clube do Balanço (2001)
À Procura da Batida Perfeita, de Marcelo D2 (2003)
"Tranqüilo!", DJ Marcelinho da Lua (2003)
Cidade de Deus, trilha sonora (2003)
"Estampado" de Ana Carolina, na música "Beat da Beata" (2003)
Favela Chic Postonove 3 (2004)
Ana & Jorge ao vivo, CD gravado ao vivo com Ana Carolina (2005)
"Olivia Byington" CD homónimo de Olivia Byington. Seu Jorge participa no tema "Na ponta dos pés". Samba com letra de Tiago Torres da Silva e música de Olivia Byington (2006)
Carreira no Cinema
Seu Jorge já tinha realizado a trilha sonora dos longas Amores Possíveis, de Sandra Werneck, e A Partilha, de Daniel Filho, quando foi convidado a interpretar o bandido Mané Galinha, destaque do filme Cidade de Deus, de Fernando Meirelles e Kátia Lund. Seu Jorge também contribuiu para a trilha do filme, que teve sucesso internacional. O filme foi a estréia de Seu Jorge no cinema, já que ele já tinha experiência como ator ao participar da companhia TUERJ (Teatro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro).
Em 2004 foi convidado pelo diretor Wes Anderson para participar do filme The Life Aquatic with Steve Zissou, onde interpretou Pelé dos Santos, um especialista em mergulhos e segurança da tripulação do oceanógrafo Zissou. Nas horas vagas, Pelé, que tem uma coleção de camisetas de times de futebol, adora pegar o violão e cantar músicas de David Bowie com letras em português.
Em 2005 estréia em Casa de Areia, de Andrucha Waddington, ao lado de Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, no papel de Massu, um quilombola que se torna amigo das personagens interpretadas pelas atrizes, mãe e filha nas telas e na vida real.
Em 2006, atua em Achados e Perdidos, de José Joffily, e Zuzu Angel, de Sérgio Rezende. Como curiosidade, assinale-se que as participações de Seu Jorge nestes filmes, assim como em Cidade de Deus, não são creditadas, ou seja, a seu próprio pedido, seu nome não aparece no material de divulgação e nos próprios filmes.