France Joli (2 de fevereiro de 1963) é uma cantora canadense, mais conhecida pelos clássicos da discoteca: "Come to Me" e "Going to Get Over You".
Nascida France Joly em Montreal, Quebec, Joli cresceu em Dorion. O pai dela era comerciante de ferragens e a mãe dela era professora.
Já aos quatro anos de idade, Joli estava se apresentando para parentes sincronizando os lábios com os registros de Barbra Streisand enquanto manuseava uma corda pulando como se fosse um microfone; ela tinha aparecido na televisão aos seis anos de idade. Aos 11 anos, Joli deixou a rede pública de ensino (sua mãe a ensinou) para se concentrar em sua carreira aparecendo regularmente em comerciais de televisão e programas de talentos. Um conhecido em comum sugeriu que Joli se encontrasse com o músico Tony Green, que Joli se aproximou dos bastidores depois que ele deu um show, e Joli acabou convidando Green para ser seu produtor musical. Green não levou a Joli de 13 anos a sério: ele se lembrava: "Para me livrar dela eu [disse] para ela manter contato." De acordo com uma fonte Joli eventualmente visitou a casa de Green para cantar para ele; também é relatado que Green ouviu Joli cantar pela primeira vez da plateia de um "show de fim de ano letivo" no qual ela se apresentou no outono de 1978. Ambos os relatos concordam que Green ouviu Joli cantando pela primeira vez junto com um disco de Streisand. Green, impressionado, escreveu a música "Come to Me" para Joli no dia seguinte.
Quando o produtor Green, originalmente contratado para gravar, Joli manifestou um desejo de desenvolver Joli como uma cantora francofone, o próprio Green assumiu as funções de produção para Joli. As faixas que Joli cortou com Green foram captadas pelo Prelude e lançadas em 17 de abril de 1979, como o álbum France Joli: a faixa "Come to Me" recebeu um impulso quando Joli a apresentou como substituta de última hora de Donna Summer em um concerto realizado na Ilha do Fogo em 7 de julho de 1979, diante de um público estimado de cinco mil pessoas.
"Come to Me" começou um reinado de três semanas no topo da Billboard Hot Dance Club Play em 22 de setembro de 1979, e o álbum France Joli subiu para o número 26. Na Billboard Hot 100 "Come to Me" atingiu #15 em 17 de novembro de 1979, mesma semana em que Donna Summer atingiu o número 2 com "Dim All the Lights".
Joli fez sua estreia na televisão em 26 de outubro de 1979, transmitindo O Especial da Meia-Noite e ela co-apresentou o episódio de 7 de dezembro. Seus outros créditos na TV incluíram episódios dos talk shows de Mike Douglas, Merv Griffin e Dinah Shore e também um especial de Bob Hope.
1980 viu o lançamento do segundo álbum de Joli, Tonight, com a balada "This Time (I'm Giving All I've Got)" lançada como um single borbulhando por duas semanas pk #103: esta tentativa de curry favor no mercado mainstream não teve sucesso com Joli recebendo apoio apenas no mercado de clubes de dança onde as faixas "The Heart to Break the Heart" e "Feel Like Dancing" alcançaram uma posição conjunta de #3: Tonight foi classificada na parada de álbuns da Billboard em 175.
Em 1981, o terceiro álbum de Joli, Now – produzido por Ray Reid e William Anderson de Crown Heights Affair em vez de Tony Green1 – não conseguiu gerar até mesmo uma posição baixa nas paradas, sucesso aparente apenas em outro sucesso do clube de dança com a faixa "Going to Get Over You", que foi para o número dois por duas semanas nas paradas de dança americanas. No entanto, Joli, como evidenciado por sua abertura para os Comodores durante sua turnê americana de 1981, ainda era vista como tendo potencial de estrela: ela deixou o selo prelúdio orientado à música dançante para a gigante da música principal Epic.
A faixa: "Your Good Lovin'" foi arranjada e produzida pelos regulares do Prelude Eric Matthew e Darryl Payne.
"Going to Get Over You" alcançou o 43º no topo das paradas pop francesas.
A estreia épica de Joli, Attitude (1983) foi produzida por Pete Bellotte; Giorgio Moroder foi creditado como produtor executivo. O pessoal do álbum incluiu Martin Page na guitarra elétrica, o lateral Brian Fairweather de Page no baixo elétrico e Richie Zito no baixo elétrico e guitarra elétrica: Zito também executou tarefas de organização. As faixas incluíram "Dumb Blond" original de Joli (co-escrito com Daniel Vail) e um remake dos Quatro Tops' Standingin the Shadows of Love' que contou com o grupo de apoio de Gladys Knight, os Pips; Este último foi um sucesso moderado do clube em conjunto com os cortes "Girl in the 80s" e "Blue Eyed Technology", mas apesar de uma performance de Joli em "Solid Gold" o single "Girl in the 80s" – escrito por Jay Ferguson e Deborah Neal – não ganhou nenhum interesse evidente.
O próximo lançamento épico de Joli foi Witch Of Love (1985) produzido por George Duke: antes do lançamento do álbum Joli havia realizado a faixa "Party Lights" escrita por Duke no Yamaha Music Festival em 1984 e tinha vencido o Grande Prêmio. O corte título de Witch of Love foi uma composição de Joli-Vail, assim como a faixa "What About Me". No entanto, como em Attitude, a escolha para o single foi uma composição ferguson-neal: o bastante peculiar "Does He Dance", que novamente falhou nas rádios dos EUA – embora tenha se tornado um item canadense de airplay – ao mesmo tempo em que se tornou um hit moderado impulsionado por um remix de Shep Pettibone.
O fracasso comercial de ambos os lançamentos de seus álbuns épicos levou a gravadora a abandonar Joli, que passou os próximos dez anos com sua carreira focada em se apresentar em vez de gravar.
Em 1996, Joli se reuniu com Tony Green para o single Touch on na Popular Records. A encarnação original do single foi um cd single com remixes estilo Eurodance/Hi-NRG destinados ao rádio, mas recebeu transmissão limitada. A canção tardiamente se tornou um sucesso em clubes, chegando ao número 24 no Hot Dance Music/Club Play,quando novos remixes de Darrin "Spike" Friedman foram lançados em vinil 12" single. Havia dois singles separados de 12" lançados individualmente, cada um com um remix diferente de Darrin Friedman, juntamente com as outras mixas do single cd dividido entre os dois discos. A canção tornou-se um sucesso regional na área tri-estado de Nova York, já que era uma das favoritas de DJs como Jonathan Peters e Junior Vasquez em suas residências semanais.
O single seguinte "Breakaway" incluiu remixes voltados para os clubes subterrâneos. Dois singles diferentes de CD de "Breakaway" foram lançados, Parte 1 e Parte 2. A parte 1 teve as mixagens de Junior Vasquez e Eddie Baez de "Breakaway", enquanto a parte 2 incluiu remixes adicionais de "Breakaway", incluindo um remix de Andy the Lamboy, bem como uma das mixagens de Darrin Friedman de "Touch" e uma mistura inédita de Junior Vasquez de "Touch". Tanto "Touch" quanto "Breakaway" foram destaque no primeiro álbum de Joli em 13 anos, If You Love Me (1998): como a gravadora Popular havia dobrado Koch Records lançou o álbum.
Nos últimos anos, Joli tem se apresentado em clubes e funções privadas principalmente na área da cidade de Nova York: ela apareceu várias vezes no KTU Disco Ball anual no Trump Plaza em Atlantic City, NJ.
"Come to Me", de Joli, é destaque em When Ocean Meets Sky (2003), um documentário detalhando os 50 anos de história da comunidade de Fire Island Pines. O filme – que teve sua estreia na televisão em 10 de junho de 2006 – inclui imagens de arquivo inéditas, mas infelizmente a eletrizante performance de Joli em julho de 1979 de "Come to Me" é apresentada apenas em fotografias ainda com fundo musical, sugerindo que não existe nenhuma filmagem desse evento renomado. A sequência inclui entrevistas com aqueles que relembram a performance de Joli em 1979 em Fire Island. Quando Ocean Meets Sky é visto ocasionalmente no canal Logo. Além disso, também foi destaque no filme 54 de 1998 , retratando os que estão acontecendo no Studio 54 em Nova York.